Ministério da Educação
Educação

Sacombe com mais salas de aulas

Construída pelo Fundo de Apoio Social (FAS), a infra-estrutura orçou em mais de 44 milhões de kwanzas e foi inaugurada pela governadora provincial da Lunda Sul, Cândida Narciso.

A escola permite o enquadramento de mais alunos no sistema normal de ensino e contribuir para melhoria da qualidade de aprendizagem, disse Cândida Narciso, para acrescentar que o Governo trabalha para o desenvolvimento da província, daí a necessidade de as comunidades colaborarem, cuidando dos meios que são colocados à sua disposição. Na sua mensagem, os alunos elogiaram a iniciativa do Fundo de Apoio Social em contemplar o bairro com a primeira escola construída de raiz, o que ajuda a melhorar as condições de ensino na localidade.

Bairro Candembe

A Escola Portuguesa na província da Lunda Sul, localizada no bairro Candembe, arredores da cidade de Saurimo, foi inaugurada na quarta-feira pela governadora provincial, Cândida Narciso.

A escola, com 15 salas de aulas, comporta área administrativa, sala de reuniões, campo multiusos, refeitório, parque de estacionamento, ginásio, salas de informática, de música e anfiteatro. Com mais de 80 crianças dos quatro aos 11 anos de idade matriculadas, a escola tem uma cantina e parque de estacionamento.

A governadora provincial disse que a formação das crianças não constitui apenas uma tarefa do Estado, mas de toda a sociedade, daí a necessidade do alargamento da parceria com as organizações não-governamentais.

“O sucesso escolar e as grandes perspectivas das crianças, em termos de aproveitamento escolar, depende essencialmente da atenção que lhes é dada durante a fase pré-escolar”, disse Cândida Narciso na inauguração da escola portuguesa.