Ministério da Educação
Educação

Qualidade do ensino na mão do professor

Graciano Domingos fez o apelo no acto provincial alusivo ao Dia Nacional do Educador, que se assinala hoje, realizado ontem no pavilhão gimnodesportivo da Cidadela Desportiva, distrito urbano do Rangel.

O governador de Luanda disse que todos os professores devem cerrar fileiras em torno da classe, melhorando os níveis de desempenho e qualidade dos seus serviços, com responsabilidade, rigor e exigência didáctica e pedagógica, na certeza de que o Executivo vai continuar também a dar prioridade à solução dos problemas que ainda afectam o sector.

“É necessário que a Educação disponha de quadros técnicos capazes e competitivos, o que só se alcança com uma educação com qualidade e com professores de prestígio e que se prestigiam". 

O governador provincial de Luanda elogiou os professores que, em situação adversa, continuam a contribuir com o seu saber e profissionalismo na edificação de homens com formação técnica sólida e estruturada, para que futuramente possam ajudar o desenvolvimento do país. Manuel Inácio Gonga defendeu a adopção de políticas que incentivem especialistas das áreas técnico-profissionais a se interessarem pela docência. “Falar dos discentes é falar de docentes, já que os discentes são o produto dos professores, sendo por isso necessário ter os melhores quadros nas áreas técnico-profissionais”, acrescentou.

Acto central em Benguela

O também director-geral da escola Ngola Kiluanji considerou que, para melhorar a qualidade dos docentes, é necessário atrair especialistas com alguma experiência na área técnica e que, para o efeito, a actual política de contratação de quadros deve ser revista por não obedecer aos padrões adequados.

O Dia Nacional do Educador foi instituído para perpetuar na memória colectiva o 22 de Novembro de 1978, data em que o primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, declarou aberta a Campanha Nacional de Alfabetização.

O acto central alusivo à efeméride, presidido pelo ministro da Educação, Pinda Simão, tem lugar na província de Benguela

                                                          Produção: Secretaria geral do MED
                                                          Fonte: jornal de Angola/online