Ministério da Educação

Existem 2 resultados disponíveis.

 
06
Nov
2014

Educa Angola tem lugar em Novembro 2014

O ministro da Educação, Pinda Simão, anunciou em Luanda a realização da feira “Educa Angola 2014”, nas instalações da Feira Internacional de Luanda (FIL), de 6 a 9 de Novembro, sob o lema “Transformar a sociedade angolana, com uma educação e formação a crescer com ela”. Pinda Simão disse que o Executivo determinou para esta Feira objectivos educativos assentes em três pilares, que são a melhoria da qualidade de ensino, a expansão da rede escolar e a valorização do corpo docente. “A Feira propõe-se apresentar a operacionalização destes pilares pelos diferentes expositores e tem o objectivo de proporcionar oportunidades de diálogo e troca de opiniões e experiências entre os órgãos institucionais de educação e formação e os seus parceiros sociais”, precisou. O ministro da Educação referiu que a Feira “Educa Angola 2014" vai abrir o sistema educativo ao grande público. “A Feira Educa Angola pretende dar a conhecer a estrutura dos diferentes subsistemas de ensino às pessoas que concebem as políticas, àqueles que as executam, assim como colocar as capacidades do ensino e da investigação científica ao serviço do desenvolvimento social, do crescimento económico e da diversificação da economia”. A Feira vai apresentar as transformações da sociedade com uma formação de qualidade e mostrar um ensino inclusivo, no qual os intervenientes têm todos os mesmos direitos e oportunidades. “Queremos, com esta quarta edição da Feira Educa Angola, transmitir os avanços de uma educação de qualidade que possa servir de instrumento de promoção da paz, harmonia e tolerância”. AFeira conta com 140 expositores entre escolas do ensino básico, médio, centros de formação técnica profissional, universidades, centros de formação especializados, laboratórios, livrarias, editoras e empresas de selecção e recrutamento. Portugal, Moçambique, Brasil, Inglaterra, Rússia, África do Sul, Botswana e Cuba vão participar na Feira “Educa Angola".

04
Nov
2010

FEIRA EDUCA ANGOLA

PALAVRA DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO DE ANGOLA

 

«A sociedade de informação e do conhecimento que pretendemos, nesta era da Globalização, exige de nós uma atitude activa e dinâmica de desaprendizagem de métodos e processos de ensino-aprendizagem tradicionais – ditos clássicos – e a reaprendizagem de novos métodos e novos processos resultantes da emergência de uma nova realidade educativa e com ela congruentes, mais adequados aos tempos modernos»

 

A Educa Angola é uma Feira de Amostras dos Sistemas Educativo e Formativo, que se realiza por iniciativa do Ministério da Educação em co-organização com os Ministérios da Administração Pública, Emprego e Segurança Social, Ensino Superior e da Ciência e Tecnologia e das Telecomunicações e Tecnologias de Informação.

É uma oportunidade de abrir estes sistemas ao grande público, no sentido de proporcionar um contacto directo com as Pessoas, os Processos e os Produtos que os dão visibilidade e os tornam numa realidade concreta. Pessoas de qualidade, mobilizando Processos de qualidade, exibem Produtos de qualidade com impacto sobre a Qualidade da Formação e da Educação.

São convidados quatro categorias de participantes:

Os Actores Directos do Sistema Educativo e do Sistema Formativo; os seus Actores Indirectos; os Expositores e os Prelectores. O evento tem como objectivo estratégico, mostrar que os Sistemas de Educação e Formação são responsáveis pela formação dos actores que produzem bens e serviços úteis à manutenção do sistema social. Através da sua reprodução e da sua inovação.

 

Pinda Simão

Ministro da Educação de Angola

 

 

1